A física tem um jeito de fazer o impossível virar realidade - John Titor

Bruno Ottoni: Participe do nosso grupo no Facebook clicando aqui.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Problema que a UNIX tem em 2038



Para entender mais sobre a necessidade de em 2036 de ter o IBM 5100, e o motivo para mandarem John Titor para essa missão, leia mais em: http://www.johntitorworld.com/2012/12/john-titor-o-ibm-5100.html

Bom muitos sabem que um dos principais motivos de mandarem John Titor para 1975, era a necessidade do governo em 2036 precisar do IBM 5100, de acordo com Titor ''Precisamos do sistema para "depurar" vários programas de computador antigos em 2036. UNIX tem um problema em 2038. - John Titor''

O IBM 5100, de fato, continha funcionalidades que foram escondidas do público. Numa época em que a maioria dos computadores só poderia apoiar a linguagem de programação BASIC, o IBM 5100 tinha a capacidade de emular programas em BASIC, tanto para o sistema / 3 e APL para System/370 (o "sistema", neste caso, refere-se a mainframes IBM ). De acordo com Bob Dubke, um dos engenheiros da IBM 5100, esta função foi escondido "por causa de preocupações sobre como a concorrência [da IBM] pode usá-lo."

2038: O Bug do Milênio atacará novamente ?

 
O IBM 5100


Entre os grandes medos que pairavam a informática nos anos 90, o Bug do Milênio possuía lugar privilegiado na primeira fila. O emblemático problema aconteceria na passagem do ano de 1999 para 2000 em sistemas mais antigos, que traziam datas armazenadas com apenas dois dígitos finais.
Dessa forma, quando o calendário fosse modificado para 2000, o medo era de que os sistemas na linguagem COBOL ou semelhantes simplesmente retornassem ao ano 1900. Com isso, os efeitos seriam devastadores, com clientes de banco aparecendo como devedores, boletos emitidos com datas 100 anos anteriores, juros e muito mais.

O pânico foi tão grande que empresas e pessoas correram para atualizar seus softwares e hardwares, permitindo que as que vendiam serviços e equipamentos eletrônicos lucrassem uma pequena fortuna vendendo seus produtos.
Entretanto, o que se viu foram falhas pequenas, fáceis de serem corrigidas. O grande Bug do Milênio chegou e passou sem maiores problemas, e todo o pânico acabou por cair por terra, já que mísseis nucleares não foram lançados aleatoriamente, aviões continuaram nos céus e os sistemas seguiram funcionando sem nenhuma complicação.
Enquanto alguns ainda preconizam que o Bug não aconteceu exatamente por causa da renovação dos sistemas, outros ainda se perguntam se o grande problema era, de fato, um grande problema.

Mais um à vista

 Se você acha que todo o drama já passou, está mais do que enganado. A próxima falha deve acontecer no ano de 2038, quando um novo bug pode causar erros em programas de computadores. Chamado de Bug do Milênio Unix, o Y2K38, Y2.038K ou S2G tem data marcada para o dia 19 de janeiro. Da mesma forma que a falha do ano 2000, esta também aparece na contagem de datas, trazendo dificuldades de cálculo a partir de 2038. O bug deve acontecer a todos os softwares desenvolvidos na linguagem C, ou seja, aqueles em que a data é calculada pelo número de segundos desde o dia 1 de janeiro de 1970, ao meio dia.
Essa data inicial conta com valor zero e, a partir dela, todos os outros valores de tempo são expressos em segundos. Ao subtrair quaisquer dois valores por esse sistema, o valor final é sempre a diferença entre esses mesmos dois números, facilitando a contagem e determinação entre dois momentos distintos no tempo.
No formato padrão de 4 bytes, usado por esses sistemas, o número máximo a que se podem chegar em números positivos é de 2.147.483.64 (03:14:07 pelo código UTC - Coordinate Universal Time), ou seja, a data de 19 de janeiro de 2038.


A partir daí, o tempo começa a ser armazenado em números negativos, algo que os sistemas devem interpretar como a data de 13 de dezembro de 1901 (curiosamente, uma sexta-feira 13), em vez da data real em que estaremos. O contador fica sem números usáveis e começa a contar do número máximo negativo, retornando novamente ao zero.

Fonte: TecMundo




Comentários:

Quero deixar bem claro que a fonte que foi retirado o texto, não fala nada sobre John Titor, não é um site que fala sobre o John Titor, só fala sobre o RISCO da acontecer novamente o Bug do Milênio no ano de 2038, isso prova mais ainda sobre John Titor estar falando a verdade, isso é a causa a necessidade deles precisarem o IBM 5100 de acordo com Titor, em 2038 acontece um problema que afetará toda a tecnologia daquele tempo. Dai você pode pensar a isso não vai ser uma grande falha, dai eu digo vai ser sim ! Nos anos 2000 não tinha tanta tecnologia como tem hoje e como terá daqui a 25 anos, más mesmo assim teve grandes problemas esse BUG um dos problemas foi ''Com isso, os efeitos seriam devastadores, com clientes de banco aparecendo como devedores, boletos emitidos com datas 100 anos anteriores, juros e muito mais.'' Isso foi um dos problemas que aconteceram com essa falha, agora imaginem em 2038, o mundo vai ser pura tecnologia, se acontecer essa falha a unix vai ter grandes problemas, vai ser como John Titor falou acontece um Problema que afeterá nossa tecnologia, serão problemas enormes que vai acontecer se acontecer esse BUG, então esse é um dos motivos claros da missão de Titor, recuperar um IBM 5100 e tentar resolver o problema.

9 comentários:

  1. Veja essa matéria publicada hoje mesmo no site da cnn:

    Time travel: Can it really be done?
    By Paul Davies, Special for CNN
    May 13, 2013 -- Updated 1612 GMT (0012 HKT)

    http://edition.cnn.com/2013/05/13/opinion/opinion-time-travel-paul-davies/index.html?sr=sharebar_twitter

    ResponderExcluir
  2. @Bruno Ottoni: Muito bom seu blog, está fazendo um belo trabalho. @Post: Realmente tem algum fundo de verdade em toda história de Titor, e está ficando cada vez mais claro isso.

    ResponderExcluir
  3. Cara, o fato de um bug desse tipo existir não prova nada. Qualquer programador de sistemas operacionais pode ter achado esse "bug" e ter usado isso para ter criado a história de John Titor. Some isso ao fato de que ele sabia das capacidades do IBM 5100, e conclui-se que esse cara é um engenheiro ou um cientista de computadores, ou no mínimo um entusiasta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Santos , apenas para sua informação esse "tal" cientista ou engenheiro que voce disse aí explicou detalhadamente como funciona a máquina do tempo. Com informações super técnicas e precisas. Um velho cientista não teria inventado jhon titor em 19.. e alguma coisa e aparecido num fax para fazer tal invençao. E mais levado isso até 2000 e dedicar a sua vida para criar e explicar como funciona uma maquina do tempo. ENTÃO ; ME POUPE E NÃO CRITIQUE

      Excluir
    2. Falou tudo Anonimo hehe, eu nem mas perco tempo respondendo esses comentários, perceba uma coisa, 100% desses tipos de comentários são de pessoas que não estudaram a história do John Titor, só deram aquela lida por cima entende ? Não se aprofundou na história dele, claro cada um tem sua opinião, mas falar que Titor é uma farsa, nossa digo nada.

      Excluir
    3. Tá certto Bruno. Piior coisa que tem é gente de mente fechada querendo dar palpite do que não sabe rsrsrs.

      Excluir
  4. Isso de fato não será um problema, pois todos os sistemas vendidos de 5 anos para cá pelo menos já não terá esse problema ...a média de um computador hoje em dia está em 3 anos, até lá são mais de 20 anos de atualização....para de viajar...pelo jeito o Titor só conhece a IBM 5100 mesmo...

    ResponderExcluir
  5. Bem, após ouvir sobre o bug do milênio eu andei pesquisando no google , e achei uma coisa interessante na verdade contradiz um pouco o que John Titor fala.De acordo com o site, o primeiro bug do milênio foi ocasionado pelo fato de os computadores daquela época usararem um sistema com base em 16 bits,o problema é que os computadores sempre estão contando as horas, e nesse caso eles só contariam até 1999 e voltariam para 1900.Entretanto, os computadores atuais usam uma linguagem 32 bits os quais suportariam contar as horas até 2038, mais ai que está a questão!Já existem sistemas com 64 bits há algum tempo e estes não seriam afetados pelo bug .
    E aqui vai a minha dúvida é possivel até 2038 todos os computadores não terem em seu sistema operacional a base de 65bits ? Puder queria saber opiniões :DD

    ResponderExcluir
  6. Olá, sou desenvolvedor de sistemas (minha primeira linguagem de programação foi o C inclusive) e posso afirmar que esse problema da linguagem c realmente existia, mas houveram muitas atualizações na linguagem ... principalmente após a criação da linguagem C++ (ela foi finalizada em 1998 e lançada em 2003 ) e desde então os números inteiros da linguagem não tem mais 4 bits... agora eles têm no mínimo 8 bytes e podem ser extendindos para 16, 32 ou 64 bits (esses valores devem ser especificados na hora em que o desenvolvedor está escrevendo o código) .

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...