Coreia do Norte ameaça com "desastre nuclear" em 2014 e adverte EUA
O dirigente norte-coreano Kim Jong-un ameaçou nesta quarta-feira (1º) com um "desastre nuclear" na península coreana em caso de guerra e fez uma advertência ao governo dos Estados Unidos. "Se explodir de novo uma guerra nesta terra, trará consigo um desastre nuclear em massa, e os Estados Unidos nunca estarão seguros", declarou em uma mensagem exibida na televisão nacional por ocasião do Ano-Novo.
"Estamos diante de uma situação perigosa, na qual um pequeno incidente militar acidental pode levar a uma guerra total", advertiu. De acordo com analistas e autoridades militares sul-coreanas, o regime norte-coreano poderia executar provocações militares no início do ano para reforçar o poder de Kim Jong-un. A Coreia do Sul reagiu por meio de seu ministro da Defesa, Kim Kwan-Jin, que afirmou que o Exército sul-coreano "deve responder sem piedade a qualquer provocação do inimigo".
O líder do regime comunista também falou sobre a execução de seu tio e mentor Jang Song-Thaek, que foi uma das pessoas mais influentes do regime, mas que eles chamou de "lixo". "No ano passado, nosso partido adotou com resolução medidas para limpar (...) o lixo que havia em seu seio", disse Kim Jong-un. O expurgo "contribuiu em boa medida para consolidar a unidade do partido e a revolução", completou.
Esta foi a primeira vez que o dirigente norte-coreano criticou em público o tio, detido e executado em dezembro por traição e corrupção. Jang Song-Thaek, de 67 anos, foi seu mentor durante o período de sucessão após a morte de seu pai Kim Jong-il em dezembro de 2011. A surpreendente execução do alto dirigente, o ato político mais importante no país desde a chegada ao poder de Kim Jong-un em dezembro de 2011, marcou, ao que tudo indica, o início de um expurgo entre as pessoas ligadas ao Jang Song-Thaek.
A Coreia do Norte, país comunista dirigido com mãos de ferro pelo dinastia dos Kim há 60 anos, faz, regularmente, ameaças, mas a execução de Jang Song-Thaek e de seu círculo preocupou os Estados Unidos e a Coreia do Sul. Segundo os analistas, a decisão poderia ser sinal de divergências entre membros da elite no poder, mas para outros, ela ressalta a tomada de controle total do país pelo jovem Kim Jong-un, que tem pouco mais de trinta anos.
A península coreana tem vivido um período de calma relativa nos últimos meses após um anos de muitas tensões provocadas pelo teste de um míssil balístico, que valeu a Pyongyang novas sanções do Conselho de Segurança da ONU. Mas Kim Jong-un voltou a endurecer o tom e parece querer prosseguir com o seu programa nuclear. Washington e Seul consideram que este programa tem por objetivo dotar o país de armas atômicas.
O monitoramento por satélite sugere que a Coreia do Norte irá redobrar os esforços para reativar seu principal complexo nuclear. Pyongyang possui atualmente material suficiente para fabricar entre seis e dez bombas nucleares, acreditam os especialistas sobre este país, um dos mais fechados do mundo.
Fonte
Comentários:
Bom nem tenho muito a dizer já falei tanto sobre a guerra aqui, mas será mesmo que isso irá desencadear a Terceira Guerra Mundial ? Será que John Titor estava certo ? Será que minha teoria de que Titor teria impedido a Guerra está correta ? Será que realmente daqui 1 ano que em 2015 teremos uma Guerra Nuclear ? São várias perguntas, Bom isso saberemos em 2015, única coisa que devemos fazer é ter fé que a guerra não irá acontecer, ter fé que minha teoria esteja certa e Titor tenha impedido a guerra de alguma forma, se acontecer a Guerra Nuclear o mundo já era.
Bom, as guerras do oriente que Titor falou estão acontecendo... Também espero que não aconteça uma guerra e se acontecer, tomara que o Brasil não se meta nela por que senão sobra pra nós hehe.
ResponderExcluirEu odeio esse ditador, para mim ele é uma das pessoas mais frias e uma das únicas que eu realmente desejo ver mortas. Ele, além de matar o próprio tio, já matou também sua esposa por ter aparecido uma vez com uma Bíblia. Se ele tiver algum dia descendentes, tomara que eles o matem assim como ele está fazendo com seus famíliares...
Nossa, me irritei falar dele... Mas deixa para lá, estamos começando um novo ano e minhas esperanças com a humanidade se renovam.
concordo cara, esse kim jon un é um tremendo otário o cara se acha poderoso pq tem o dominio de um pais mas eu queria ver ele se achando o bonzão se fosse um zé ninguem da coreia!
ExcluirIsso mesmo :D Outra coisa que fico irritado é o controle deles sob a população, tipo, eles acham viver melhor do que todos os outros países, mas no fundo vivem precariamente.
ExcluirDesde quando o oriente médio deixou de ter guerras e lutas? Alguem já leu alguma no´ticia de paz naqueles lados?
ExcluirO que não entendo é o motivo deles quererem fazer guerra.
ResponderExcluirO motivo é afirmação de poderio militar. Eles querem desbancar os EUA em relação a isso. Mas fique tranquilo, ainda não é economicamente viável para nenhuma das partes uma guerra. Se fosse há uns 3 anos atras sim...Estamos numa nova guerra de nervos...
ExcluirEspero que essa guerra, nao venha acontecer mas se John estiver certo mesmo, vamos ter mais noticias sobre essa guerra nuclear..
ResponderExcluir