A física tem um jeito de fazer o impossível virar realidade - John Titor

Bruno Ottoni: Participe do nosso grupo no Facebook clicando aqui.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

John Titor, um Narrador Confiável ?


Um texto de Rob

isso não significa necessariamente que acredito fielmente que Titor foi um viajante do tempo. No entanto, estou fascinado por sua história como um todo - o futuro de um suplente 2036, as declarações relativas ao nosso próprio futuro, a máquina. O caráter do próprio John Titor e suas interações sobre as mensagens enviadas a ele. Mas só porque eu não acredito 100%, que John Titor foi um viajante do tempo, isso não significa que eu não posso vir para a sua defesa em um aspecto particular da sua história.  

Muitas de suas "previsões" (que, a partir de sua perspectiva, seria mais apropriadamente chamado de "reflexões") não veio a acontecer. Não houve guerra civil nos Estados Unidos em 2005. CERN não descobriu a habilidade de viajar no tempo (tanto quanto sabemos). Não há tantos sinais de um holocausto nuclear que ocorre em 2015, mas muitos vão tomar isso como um sinal de que Titor não poderia ter sido um viajante do tempo. Mas essa é a beleza da história de Titor: Ele deixou a si mesmo condições, qualificações, "saídas.". Razões para a possibilidade de que tudo o que ele declarou não ocorresse em nossa realidade. Isso é genial.

De acordo com a sua própria história, o fracasso de suas "previsões" se encaixa perfeitamente dentro da lógica interna de sua narrativa. Portanto, se uma pessoa está indo argumentar contra ele ser um viajante do tempo, essa pessoa não pode se basear em suas fracassadas "previsões". Agora, você pode olhar para o fracasso das "previsões" de Titor e as imprecisões de muitas de suas declarações (incluindo a ciência por trás de sua máquina) de duas maneiras.
 
Um:
O indivíduo nomeado como Titor não era um viajante do tempo. Ele fez suas declarações sabendo muito bem que muitas de suas "previsões" não aconteceria, e que sua ciência poderia estar errada. No entanto, ele foi inteligente o suficiente para construir uma narrativa que permitiu desvio dessas "previsões" de qualquer jeito ele estaria certo.
 
Ou dois:
John Titor realmente dizia a verdade e foi um narrador confiável.



Um narrador não confiável é definido, em geral, como um narrador "cuja credibilidade foi comprometida." Isso pode ser representado na forma de preconceitos pessoais, imprecisão, ignorância ou falta de vontade ou hesitação em dizer toda a história. Em outras palavras, os narradores não confiáveis ​​não são oniscientes ou objetivos, e que sofrem de todas as desvantagens e as complexidades que vêm com ser humano.
 
O conceito de um narrador confiável levanta a questão da confiança. No entanto, geralmente se pode presumir que o narrador de uma história deve contar essa história com o melhor de sua capacidade. Agora, vamos ver como John Titor se encaixa na categoria de um narrador confiável, e por que o fracasso de suas "previsões", e as imprecisões de sua ciência, não pode ser usado como argumento contra suas pretensões de viagem no tempo.
 
Por favor, tenha em mente que, por causa desse argumento, eu estou supondo que John Titor foi um viajante do tempo, pelo menos no contexto de sua história. Isso não significa que eu, pessoalmente, acredito que ele era um viajante do tempo. É inteiramente possível que tanto ele quanto sua história sofre de algo semelhante a uma ilusão de auto reforço. Eu não estou argumentando contra isso. Em vez disso, pense no seguinte, como uma espécie de análise literária, e um esboço para as razões pelas quais há melhores caminhos para analisar Titor como um viajante do tempo do que simplesmente ficar concentrando-se em suas "previsões".



John Titor frequentemente mencionava o seu dispositivo temporal e a ciência por trás dele. Ao fazê-lo, ele referenciava algo chamado de "modelo de Everett Wheeler" da física. Neste modelo, também conhecido como a interpretação de muitos mundos ou a teoria da função de onda universal, cada observação quântica irreversível provoca novas worldlines:
"O espaço-tempo é composto de cada possível estado quântico. O modelo Everett Wheeler está correto. Eu conheci eu mesmo, me vi duas vezes em diferentes worldlines. "
De acordo com Titor, a realidade é diferente, viagens no tempo não são exatamente como estamos acostumados a ver em filmes como Back to the Future. É possível viajar no tempo e matar seu avô, porque não existem paradoxos. Há uma linha de mundo para cada série potencial de eventos, e o "avô" você pode visitar em qualquer outra Worldline, mas ele será apenas superficialmente semelhante ao seu próprio paí, mas não o exato da sua Worldline original.
 
Em relação à máquina do tempo de Titor, esta divergência de worldlines causa algumas complicações quando se viaja através do tempo:
"... A unidade de distorção tem limites operacionais. Imagine o seu caminho através do tempo, ele é através de um cone. Quanto mais longe do centro do cone, mais diferenças você vai ver no mundo.
O C204 começa a "romper" em cerca de 60 anos. Isto significa que o nível de confiança cai rapidamente depois de 60 anos de viagens e a divergência das worldlines aumenta. Em outras palavras, se eu quiser voltar 2000 anos e encontrar Cristo, há uma oportunidade melhor do eu gostaria de acabar em uma linha de mundo onde ele nunca nasceu. "
Titor afirma ainda assumindo a divergência da máquina entre a nossa linha de mundo em 2000-2001 e sua linha de mundo em 2036:
"... O fato de eu estar aqui faz com que seja diferente. Eu também notei pequenas coisas como notícias sobre eventos que acontecem em momentos diferentes, jogos de futebol vencidos por outras equipes, coisas assim.
Eu acho que a divergência temporal entre esta Worldline e a minha original é de cerca de 1 ou 2 por cento. É claro que, quanto mais tempo eu estou aqui, maior a divergência torna-se, do meu ponto de vista ".
Para colocar essa divergência em perspectiva, de acordo com a interpretação de muitos mundos, a linha de mundo que habitamos neste momento é muito diferente a partir da linha de mundo que habitavam em 2000-2001, e muito diferente da Worldline que vamos habitar em 2036. Na verdade, o próprio conceito de "habitar" uma Worldline é provavelmente sem sentido. Cada resultado possível de eventos ocorreu em algum lugar, em um número infinito ou quase infinito de worldlines.
 
O que tudo isso significa em relação as previsões de John Titor? Isso significa que, se a interpretação de muitos mundos é correto, nenhuma de suas previsões erram, sempre estão susceptíveis de ocorrer, simplesmente devido à divergência entre a sua linha de mundo e o nosso.
 
Essa divergência faz John Titor o narrador mais confiável que poderia ter solicitado.


Através das mensagens de Titor, nós temos razões para acreditar que ele nunca estava sendo inteiramente claro conosco. Por exemplo, uma das suas afirmações foi o seguinte:
"Para aqueles perguntando como uma micro singularidade não engole a Terra ou querem saber detalhes sobre o tamanho, a estabilidade, massa, temperatura e radiação Hawking resultante de tal coisa, esses detalhes devo guardar para mim."
Por que ele tem mantido esses detalhes para si mesmo? Talvez tenha sido a ignorância, e ainda "Devo manter [os detalhes] para mim mesmo" implica que ele sabia a resposta. Ele simplesmente se recusou a compartilhá-la. Devemos lembrar que John Titor foi recrutado e treinado para uma missão particular. O que implicava um sério treinamento, suas ordens específicas em relação a como agir, etc., não foram totalmente revelados em seus posts.
 
Podemos, no entanto, deduzir da declaração acima que, apesar da divergência entre worldlines, ainda existiam algumas coisas que Titor recebeu ordens para não revelar, ou simplesmente optou por não revelar.
 
Titor é humano
 
A prova final de que John Titor foi um narrador confiável, e que muitas das suas declarações não podem ser tomadas como absolutas, reside na simples verdade de que ele é, acima de tudo, um ser humano. Nós passamos tantos anos analisando cada palavra de Titor, analisando a ciência por trás de sua máquina, e a veracidade de suas "previsões", que é fácil esquecer que há uma pessoa por trás desta história, verdadeira ou falsa.
 
Os seres humanos são, por natureza, tendenciosos. E a humanidade de John Titor não era mais clara do que quando ele comentou sobre seus sentimentos pessoais em relação a este momento da história:
"Este período do tempo é encarado como sendo cheia de preguiçosos, egocêntricos, ovelhas civicamente ignorantes. Talvez vocês deveriam estar menos preocupados sobre mim e mais preocupados com isso. "



Além disso, Titor fez aparecer uma ligeira ignorância em relação à física e à construção da própria máquina do tempo:
"Por favor, tenha em mente alguns pontos para eu responder suas perguntas. Primeiro, eu não sou um físico. "Viagem no tempo" é apenas uma ferramenta que permitiu-me fazer o meu trabalho em 1975. A maioria dos pilotos de avião, provavelmente, não são nem engenheiros aeroespaciais. "
Além disso, volta à sua declaração a respeito sobre a "Divergência de Worldlines", vemos que pelo menos uma de suas declarações foi um palpite:
"Eu diria que a divergência temporal entre esta Worldline e a minha original é de cerca de 1 ou 2 por cento. É claro que, quanto mais tempo eu estou aqui, maior a divergência torna-se, do meu ponto de vista ".
O ponto aqui é que erros podem ser cometidos. As memórias podem falhar. Não podemos ter sempre a certeza de que a informação que está retransmitindo é precisa, particularmente quando bombardeamos com perguntas que ele pode nem saber as respostas, podemos tentar fornecer essas respostas, mas nem sempre podemos garantir sua validade. O mesmo vale para John Titor.

As "previsões" feitas por John Titor não eram "previsões", como tal, mas sim declarações de "fato" do ponto de vista de um suposto viajante do tempo. Eles eram reflexos do passado de um indivíduo, que muitas vezes vêm com tanto preconceito e imprecisão. John Titor, se realmente ele for um viajante do tempo a partir de 2036, podemos crer que ele era um narrador confiável.
 
Se queremos descontar e analisar sua ciência, sua máquina do tempo, e sua história em geral, podemos sim fazer isso. Mas trabalhando dentro da lógica de sua narrativa, não podemos fazer reivindicações simplesmente olhando para os seus fracassos ​​"previsões".

Talvez este seja o fato mais importante, como Titor disse, quanto mais tempo ele passou aqui maior a divergência dessa linha temporal... Será que ele imaginou o impacto que a sua história iria causar ? Será que ele imaginou no que iria se transformar o nome John Titor ? A explosão que isso iria ter na internet depois de sua partida ? Talvez tenha gerado uma divergência que ele jamais imaginou.

Nesta narrativa, o Habers (advogado) realmente era apenas amigo da família. Talvez Titor tenha ficado em sua casa por um tempo. E quando ele se foi, eles foram transferidos para manter sua memória viva, na esperança de mudar o futuro.

É isso mesmo: apenas por postar na internet sobre a próxima guerra, John Titor poderia realmente ter evitado - e ninguém pode provar o contrário. Como um website coloca: "que nós temos a habilidade para guiar o resultado de nossa linha de mundo entre as muitas possibilidades do multiverso ... é talvez a mensagem mais importante que Titor nos deu ".

A física tem um jeito de fazer o impossível virar realidade - John Titor
Um texto de Rob

14 comentários:

  1. Mano :') Vc escreve de + Bruno, Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Grande Ottoni, voltou a escrever!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Excelente texto. O site via para os meus favoritos por causa dele. Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. A física quântica tem como base universos paralelos, conheci viajantes do tempo, e eles descreveram como cada fase da viagem funciona.

    1- algoritmos que não conhecemos são utilizados como cálculos de percurso
    2- o espaço tempo não pode ser calculado e nem mesmo se ter uma noção de quando e onde vamos parar
    3- não existe uma maquina de fato feita para que a viagem no tempo fosse realizada, o que existe é um equipamento de mega resistência para suportar tal deslocamento.
    4- uma vez q vc realiza esse deslocamento, não ê mais possível vc voltar ao local de onde saiu, ou seja, vc se torna um eterno viajante do tempo, pelo fato q não é possível controlar o deslocamento de ida e nem de volta temporal
    5- e o maior segredo disso, nenhum homem sabe dizer quem criou isso, porem o buraco de minhoca sempre existiu, e esses viajantes do tempo, vieram de tempos atrás, realizar essas viagens os tornam imortais, sabendo q com o deslocamento de tempo e espaço, eles não envelhecem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o seguinte cara por que vc conheceu eles ?
      Quem sao eles ?
      Vc é um ?
      Na moral posso te ajudar ?

      Excluir
    2. Quando foi descoberto a maquina do tempo caro homem ?

      Excluir
    3. You lie / the timetravel its impossible for humans but for ETs its possible. The jonh titor is alien. You real name is Zudgo but man really you lie but is correct the man never fix the time . In 2200 its possible but now never

      Excluir
  6. Você já leu sobre o Eloi Cole? Ele também viajou no tempo para impedir o acelerador de partículas e falou previsões futuras que achei muito intrigante!

    ResponderExcluir
  7. Bruno, o caso do Eloi Cole, ele disse que no futuro que ele vive, ele tem 18 anos e não existe governo e nem países (nova ordem mundial?), o mundo é comandado por comunistas e ele voltou no ano da criação do CERN -1998- para impedir... Leia sobre ele.


    Aah, lembrando que, não sei se é coincidência, ou se realmente a Hollywood sabe sobre o John titor ou sobre o Eloi Cole. Mas de fato o filme muito interessante que ainda irei assistir é o " 2035 - dimensão proibida", li a sinopse dele é tem muita coisa que se encaixa com a história real (acredito que seja).
    Leia a sinopse do filme, eles mudaram alguns nomes, mas quem conhece sobre o assunto entender.

    Sinopse abaixo:

    "Jack Slade nasceu durante um eclipse solar no ano de 1980. Dezoito anos depois, ele descobre que tem a capacidade de viajar no tempo. Ele viaja para o ano de 2035, onde descobre que a sociedade foi destruída por um regime fascista de médicos psicopatas que governam o mundo e criam mutantes com um soro sintetizado a partir da carne de alienígenas mortos. Agora Slade deve viajar de volta para o ano de 1998 para destruir um dispositivo conhecido como o gerador de comprimento de onda, que abriu os portais dimensionais a esses seres alienígenas. Com a ajuda de um exército de bandidos do sexo feminino e um detetive desprezível, Slade reconecta com Khadijah, que detém a chave para parar estes trágicos acontecimentos.."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digitei pelo celular, erros gramaticais devido o teclado automático.

      e*

      Excluir
  8. A humanidade não esta pronta para saber oque tudo isso significa. Um simples conhecimento sobre o universo futuro já pode mudar toda realidade atual.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...